Pudim Quente Cremoso de Chocolate com Molho de Caramelo Salgado



São poucas as pessoas que não gostam de chocolate. De uma maneira geral é um alimento adorado por muitos. Tudo melhora assim que comemos um quadradinho de chocolate. Alivia o stress, acalma o espírito e dá-nos uma imediato sensação de conforto. Pelo menos a mim, que sou daquelas que acha que a vida é mais feliz com chocolate!
A Achoc - Associação dos Industriais de Chocolates e Confeitaria contactou-me para me desafiar a preparar uma receita com chocolate, qualquer chocolate, e partilhá-la aqui.
E é difícil preparar (e comer!) receitas com chocolate!
O chocolate e o cacau, além de alimentos muito nutritivos e com excelentes benefícios para a saúde por conterem um antioxidante natural, os polifenóis, ajudam a manter a saúde das artérias e do coração, prevenindo uma série de doenças, como as cardiovasculares. (fonte: achoc.pt) Comer chocolate com moderação e prevenir doenças cardiovasculares só pode ser bom! 
E ainda por cima estamos em plena época natalícia, e portanto esta é a altura ideal para as sobremesas com chocolate. Aqui fica a minha sugestão!



Continua também o convite para assistirem, hoje, dia 10 de Dezembro, pelas 18h ao showcooking (entrada gratuita e aberto a todos), na Livraria Almedina Estádio, em Coimbra. O tema? Cabazes de Natal e outros mimos para oferecer. Conto com a vossa presença.



Ingredientes para 4 pessoas:

1 receita de caramelo salgado (receita aqui), mas podem usar de compra
200g de chocolate 70% cacau
60g de manteiga
3 ovos
90g de açúcar amarelo
60g de farinha de amêndoa (amêndoa moída)
cacau para polvilhar

Preparação:

No fundo de 4 tacanhas ou chávena de porcelana que possam ir ao forno divida a mistura de caramelo salgado.
Entretanto coloque os ovos e o açúcar numa taça e bata com a batedeira até terem duplicado de volume e estarem fofos.
Derreta depois o chocolate com a manteiga, no microondas, mexendo a cada 30 segundos, até o chocolate estar derretido e cremoso.
Envolva depois a mistura de chocolate nos ovos e acrescente depois a farinha de amêndoa, envolvendo tudo muito bem.
Divida a mistura pelas 4 chávenas e leve ao forno, previamente aquecido a 200ºC, cerca de 20 minutos até terem crescido mas o centro estar ainda mole.
Retire do forno e deixe repousar uns minutos antes de servir.
Sirva abundantemente polvilhado com cacau em pó.


Bom Apetite!

23 comentários :

  1. Anónimo09:42

    Humm...que bela sugestão! Parecem "petits gateaux" na caneca, e bastante simples de preparar. Bom para adoçar estes dias frios! Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,

      é mais ou menos isso. Sem o problema de desenformar, com o sabor da amêndoa e o extra calórico do caramelo salgado!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. hmmmmm adorei a sugestão! Eu, chocolatra assumida! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João,

      Só digo que são de comer e chorar por mais.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Parece ser irresistível :) É possível não incluir a farinha de amêndoa? Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pêra iô-iô,

      Pode não incluir a amêndoa, mas a substituir por outra coisa terá de ser eventualmente farinha normal.
      E são mesmo irresistíveis.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
    2. Obrigada :)
      Um beijihno e Boas Festas!

      Eliminar
  4. Que coisa boa!... =)

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Fátima,

      São mesmo muitoooo bons!!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Que receita tão tentadora e gulosa! Apetece fazer para o Natal, assim como tantas outras :P Bjinhos e bom showcooking mais logo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo de mel,

      Impossível resistir!
      E é , para mim, um verdadeira receita de natal, gulosa como se quer.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  7. Fiquei sem palavras, completamente rendida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susy,

      Faça e depois diga-me lá se não é mesmo de ficar rendida!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  8. Ai Joana, esta receita passou para o topo da minha lista a experimentar... é a gulodice perfeita (para mim!). :P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João,

      Depois quero saber dos resultados.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  9. Que feitiço maravilhoso e direto que trouxe de volta alegria e felicidade à minha vida depois que eu vi um post sobre como ele ajudou uma senhora chamada Rebecca, decidi contatá-lo para obter ajuda quando eu disse a isso que Deus enviou o homem DR. WEALTHY sobre como meu amante me deixou por 8 meses sem me ligar ou enviar mensagens de texto, quando eu compartilhei esta minha triste experiência com o DR. WEALTHY ele disse que tudo ficaria bem em 5 dias Eu pensei: tenho certeza que o que esse homem está dizendo é real, então eu decidi tentar, e o que mais me surpreendeu no começo, eu também estava pensando que ele não era real Eu ensinei que ele era como os outros que virão e adicionarão dor à dor das pessoas sem saber que há sentimentos, mas para fazer de você um tolo, mas este grande homem DR. WEALTHY nunca é como se o seu fosse para o bem e faria as pessoas serem felizes com quem amam, Estou tão feliz, Mesmo antes dos 3 dias acabei de receber um telefonema de um homem que me deixou há 8 meses dizendo que sente muito e que ele me quer de volta à sua vida fiquei tão feliz, ele me convidou para um jantar que eu quis dizer ele lá e nós dois conversamos e ele disse que quer provar que nunca me deixaria por qualquer outra senhora que ele me contratou e também me fez ter acesso a toda a sua conta estou muito feliz tudo graças a este grande homem DR. WEALTHY um homem que trouxe de volta alegria a minha vida, Por favor, amigos que precisam de ajuda, eu aconselharia e juro que o Dr. DR. WEALTHY é o homem certo e não aqueles falsos que estão online para ganhar dinheiro e não para ajudar aqui é o DR. E-mail privado de WEALTHY. wealthylovespell@gmail.com número do WhatsApp +2348105150446.

    ResponderEliminar
  10. Very nice blog post. I like this site. Continue the good work! It is exciting to read it and, use it. Thanks for the article. Feel free to visit my website;
    야설

    ResponderEliminar
  11. An incredible article you write, very very interesting and informative ... I hope you will keep writing articles as good as this, so I gained extensive insight ... thanks.!!! Feel free to visit my website;
    국산야동

    ResponderEliminar

Imprimir