Fajitas Rápidas de Aproveitamentos


Preparar uma refeição a partir de sobras de refeições anteriores, e que guardamos em caixinhas no frigorífico, é um exercício mais do que comum cá em casa. Normalmente ao domingo à noite, outras vezes para um jantar mais rápido a meio da semana.
O objectivo é não deixar estragar, nem desperdiçar o que compramos. Faço disso quase um lema, uma vez que estragar comida é algo que me faz mesmo muita confusão!
Desta vez o nosso jantar de domingo. Umas sobras de bifinhos de frango que ficaram de outra refeição. Uns cogumelos perdidos e já meios murchos. E outros ingredientes que há quase sempre lá em casa, como tortilhas, tomate, alface e cebola.
Saíram umas fajitas meio aldrabadas. Mas ideias para os nossos jantares rápidos de domingo.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 chávena de sobras de carne (neste caso peito de frango)
2 cogumelos brancos
1/2 abacate
15 tomatinhos cereja
algumas folhas de alface
1 cebola pequena (ou wraps)
2 tortilhas grandes 
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
maionese q.b. para servir (opcional)

Preparação:

Comece por cortar a cebola em meias luas finas e laminar os cogumelos.
Corte também a carne de frango em pedacinhos pequenos e reserve.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e junte a cebola e os cogumelos deixando alourar. Junte depois o frango em pedaços, envolva bem, e deixe cozinhar tudo junto em lume brando durante uns minutos.
Entretanto prepare os legumes. Lave e corte a alface em juliana fina. Corte os tomatinhos cereja ao meio e o abacate em cubinhos.
Aqueças as tortilhas no fogão ou no microondas, de acordo com as instruções da embalagem e sirva juntamente com a mistura de frango e cogumelos, a salada, o tomate e o abacate, colocando um pouco de maionese de desejar.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. É sempre bom ser recrear novos pratos com aproveitamentos, gostei da sugestão, bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:56

    Nada se perde e tudo se transforma! Aldrabadas ou não, têm um ar apetitoso, e seriam muito bem vindas para o meu almoço. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Qd quero algo mais rápido e 'leve' só pra mim, gosto bastante de usar os wraps. Costumo fazer uma espécie de patê c restos de atum em lata, tomate, sumo de limão, um pouco de mostarda e manteiga de amendoim! Pode parecer estranho, mas adoro essa combinação de sabores ;) Bjinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  4. Que excelente receita. Cá em casa ambém não se deita nadinha fora.

    http://blogmacaecanela.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Imprimir