Ovos com Queijo de Cabra


Os ovos. O meu ingrediente favorito. Pela versatilidade. Em doces ou salgados. Simples ou com acompanhamentos. Para fazer bolos, crepes, panquecas, sobremesas, doce de ovos, omeletes, ovos mexidos, crepes de ovo, ovos recheados, ovos em cocotte. Para o pequeno almoço, almoço ou jantar. Para piqueniques, como snack, ou para uma refeição principal. Um ingredientes “portátil” e que é quase mágico.
Costumo dizer muitas vezes que não ter ovos em casa é como não ter papel higiénico numa casa de banho!
E assim, lá saíram uns ovos com queijo de cabra que foram uma deliciosa refeição.

(E desculpem a hora tardada publicação de hoje, mas problemas da internet aqui de casa tornaram impossível a publicação mais cedo.)

Ingredientes para 2 pessoas:

1 alho francês grande
1 cebola pequena
2 ovos
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
2 dentes de alho
100ml de natas magras ou vegetais
2 rodelas de queijo de cabra

Preparação:

Corte o alho francês e a cebola em rodelas finas e lave bem, deixando escorrer.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e junte o alho picado.Deixe começar a querer fritar e acrescente os a mistura de alho francês e cebola deixando saltear. Tempere de sal e pimenta, deixe cozinhar uns minutos até que esteja prontos e retire do lume.
No fundo de dois recipientes que possam ir ao forno coloque a mistura de alho francês e cebola dividindo entre os dois recipientes, e  abra depois um ovo sobre cada uma das taças.  Junte uma rodela de queijo de cabra e junte cerca de 50ml de natas a cada um dos recipientes e tempere com um pouco de pimenta moída na hora.
Leve os recipientes ao forno previamente aquecido a 180ºC, dentro de um tabuleiro meio cheio de água a ferver, e deixe cozinhar até que a clara dos ovos esteja firme, e a gema ainda um pouco líquida (ou conforme gostar mais de comer os seus ovos).
Sirva com pão fresco ou um pouco de arroz branco.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo18:22

    Acho que tenho jantar! Estes ovinhos, a acompanhados com a sopa de pastinaca e couve flor (leve e muito saborosa). Também adoro os ovos pela sua versatilidade, e se não tenho em casa sinto que falta qualquer coisa na cozinha. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana,
    já tinha estranhado, pois apesar de não comentar este cantinho é de visita diária obrigatória ;)
    Beijinhos :)
    Romã

    ResponderEliminar
  3. Paula Medeiros12:54

    Joana fiz ontem e ficou delicioso!!Obrigada!!

    ResponderEliminar

Imprimir